quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO

O treinamento organizacional tem representado uma vantagem competitiva às empresas, na medida em que consegue converter o aprendizado de seus funcionários em resultados mensuráveis, para tanto as empresas precisam entender que o treinamento é um investimento que implica no desenvolvimento profissional. Buscando compreender o contexto atual e atendendo as solicitações da professora Thais, este trabalho mostrara a real necessidade de desenvolver treinamentos, antes de tudo o gestor de Recursos deve ter esse olhar que detecta a necessidade por onde começaremos a levantar as necessidades da empresa, logo saberemos como trabalhar a deficiência da empresa. A importância do Treinamento e do Desenvolvimento faz com que estejamos rodeados de vantagens, o que contribui tanto para a vida do colaborador como também a empresa. Aplicar treinamentos corresponde buscar a perfeição e maiores investimentos de talentos e novas descobertas. O T&D auxilia a área estratégica da empresa, pois linda com o alcance dos objetivos. A importância de treinar os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado de trabalho, que por sua vez é altamente competitivo, por sua vez desenvolve competências e dissemina a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização, discute o clima organizacional. O intuito desde trabalho é adequar a nossa intervenção nas realidades vividas pela empresas e que podem ser modificadas por meios de treinamento e desenvolvimento, gerando capacitação e melhor desempenho por parte dos profissionais.

PALAVRAS-CHAVES: Treinamento, Desenvolvimento, Estratégica, Organização
INTRODUÇÃO


As mudanças tecnológicas, a globalização, fizeram acontecer mudanças também nas empresas que hoje se preocupam em dar a mais completa carreira de sucessos aos seus colaboradores, já vimos que hoje o colaborador é o bem mais precioso que existe dentro da empresa, o capital intelectual se desenvolve segundo a segundo dando sentido e vitalidade de que a empresa precisa de seus colaboradores.
Neste sentido muitas empresas buscam aplicar o treinamento e desenvolvimento para restaurar o desenvolvimento organizacional. Aplicando o treinamento de diversas modalidades destacando o in the job, ou seja, um treinamento dentro da empresa e o out the Job a realidade de treinamento fora da empresa ambos acontecem para ajudar a empresa e seus colaboradores a viver mudança conceituada de empresas voltadas para tecnologia da informação e atendendo que não é mais possível administrar uma empresa como se administrava a 50 anos atrás da mesma forma nos referimos a administração de pessoas.
Treinamento e desenvolvimento buscar dar resultados e vantagens quando aplicado e avaliado por meio de feed back e também quando existe um interesse em querer mudar conceitos, quando existe a necessidade de querer ganhar habilidades está aberto a mudança e deixar ser reciclado pelo Treinamento e Desenvolvimento.


2 LEVANTAMENTOS DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO.

2.1 LEVANTAMENTOS DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO DA UNIDADE MISTA DE GUAJARÁ.

Análise da empresa:

 O Bom atendimento; Os funcionários do hospital ainda não sabem que as pessoas que elas atendem no seu dia a dia são e sempre será, o fator principal de seus trabalhos desempenhados em suas funções. Um treinamento de primeira fará com que os profissionais da instituição tenham pessoas com o intuito de fazer com que as pacientes se sintam mais acariciadas nos momentos que se encontram enfermas. Mas Isso só será possível com o apoio da Coordenação geral do Estado do Amazonas e da direção da Instituição. Que acabará com certeza as critica que sempre se ouve com relação aos atendimentos que algumas pessoas despreparadas da Unidade Mista de Guajará faz com os pacientes.
 Um cartão de ponto; um procedimento desse tipo pode minimizar os atrasos constantes, que prejudica o bom andamento da instituição.
 A motivação; anda um pouco afastada dos colaboradores da instituição. Trata-se do fator essencial para que os médicos, (o principal ativo da unidade), executem os procedimentos que lhes são conferidas na suas respectivas funções na Unidade Hospitalar. Assim todos possam trabalhar em equipe em busca dos anseios da população em geral.
 A presença constante dos médicos para atenderem as emergências no hospital: pois são contratados para cuidarem da população, mas tem alguns que se esquecem ou não pode devido o grande número de contratos que teen. Contudo não da conta de cumprir com as obrigações na unidade mista de Guajará, só que perde é as pessoas que procura o hospital em busca de melhorias para sua saúde.

2.1.1 Análise das Tarefas

Tendo em vista o que consta nas necessidades acima, mencionadas, que devemos usa como base para o um bom treinamento dos colaboradores desta unidade hospitalar é: O atendimento. Pois é um dos mais importantes serviços do hospital. Em imediato todos devem passar por cursos que defina de forma consistente e precisa como devem atender seus pacientes, para serem referencia neste município e região em serviços de saúde publica.
Segundo Milkovich e Boudreau (2000)
“Alertam para a importância sobre a análise de longo prazo, por exemplo, o que os funcionários precisarão fazer com as novas tecnologias que serão implementadas? Com essa visão de futuro, as empresas podem se prevenir e se preparar para enfrentar ambientes incertos e de concorrência acirrada”.
No caso da unidade mista de Guajará levando em consideração que a concorrência não é muito intensa, mais convém pensar no futuro, pois podem ser implantadas clinicas particular. Neste sentido a instituição já estaria preparada para essas e outras situações.

2.1.2 Analise de Pessoas

É de nosso conhecimento que não somos iguais em matéria de personalidades, por esse motivo, devemos nos igualar em matéria de relacionamento interpessoal ou quando se trata de ambiente coletivo. E na Unidade Mista de Guajará, nem todas as pessoas necessitam de treinamento pois tem pessoas que sabem lidar mas com o público já outras não. Mas relato que sempre precisamos melhorar em nossas atividades diárias.

2.2 PROGRAMA DE TREINAMENTO

Os colaboradores que necessitaram de treinamento serão os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e recepcionistas. Apresentam necessidades de melhorar o atendimento publico e estarem motivados para exercerem a profissão já que o quesito salário não influencia as categorias.
O treinamento será disposto para 80 pessoas, considerando que até o fim do ano o governo não abrira mais vagas para a secretaria de saúde.
Pela necessidade apresentada à época escolhida será o mês de Dezembro de 2010 para já começarem 2011 treinados para reverter a situação em curto prazo, já que a reclamação e a imagem da Unidade está negativa. Para as atividades no decorrer do treinamento serão proposto trabalhos em equipes.

2.2.1 Classificar as Necessidades Quanto ao Conteúdo

Quanto ao conhecimento, no quesito comunicação foi escolhido informação e percepção onde poderemos transmitir uma idéia de raciocínio lógico por meios virtuais ou físicos. Já para as habilidades não deixaremos de enfatizar a comunicação e a prática. No item atitudes desenvolveremos a auto-análise para destacar os pontos positivos e negativos das atitudes predispostas. Convencimento para que estabeleça a firme convicção de que mudança de novas atitudes para melhorar o desempenho e promover maior felicidade. Coação onde a fase coach é de virtual para promover motivação continuação do sucesso. Conversão para que a mudança de atitude esteja suficiente enraizada e surja imediatamente na ocorrência de um estimulo.

2.2.2 Eleger a Metodologia para cada Necessidade de T&D

Para melhorar o auto-atendimento o melhor método será o treinamento out the job, ou seja, fora do local de trabalho. Para isso desenvolveremos palestras com instrutor altamente capacitado em gestão hospital onde transmitira tal conteúdo. Além do que foco será também motivá-los para o exercício da função. Aplicaremos também simulações e dramatizações para que seja perceptível a deficiência e que há possibilidade em mudar para melhor.

2.2.3 Documentar os Eventos de Treinamento

Plano de Aula

08:00 Recepção do Grupo/ Integração do Grupo
08:15 Boas vindas e Objetivos do Treinamento
08:50 Qualidade do Atendimento SUS
10:10 Coffee Break
10:40 Integração do Grupo sugestões para dar qualidade ao atendimento.
11:50 Vídeo atendimento ao telefone
12:30 Avisos e Almoço
14:00 Excelência no atendimento de pacientes
15:00 Pesquisa Regional dados de descasos e mau atendimento na Unidade Local
16:00 Coffee Break
16:30 Simulação e dramatização de descasos e mau atendimento
17:00 Intervenções
18:10 Encerramento

2.2.4 Programar os Eventos de Treinamentos

Para a unidade mista de saúde já que se trata de um treinamento out the job acontecerá nas seguintes realidades disponíveis de data: 03/12 e primeira avaliação dia 29/12 para analisarmos como foi aproveitado o conteúdo associado à prática.

2.2.5 Identificar os Recursos Internos e Externos a serem Mobilizados

O treinamento será conduzido pelo Gestor Luciano Carlos Ribeiro, graduado em Gestão Hospitalar e especializando em gestão publica. Dedicara o dia escolhido por ele para aplicar conteúdo e dinâmicas relacionadas ao atendimento SUS.
O treinamento aos servidores da saúde será aplicado no SENAI AC e ocupará uma sala e demais recursos audiovisuais por um dia.


2.2.6 Orçar os Investimentos

O custo para promover o evento será de 2200,00 onde contará com passagens do Gestor 800,00 Porto Velho RO – Guajará AM ida e volta. 01 monitor, serventes que será cedido pela secretaria de Saúde.
Equipamentos que serão utilizados data show, caixas de som, 01 microfone sem fio e outro com fio aluguel 600,00
Coffee break um pela parte da manhã e outro pela parte da tarde valor do serviço contratado pelo restaurante Napolitana 550,00
Sala para acontecer o evento contendo 02 ar condicionado e água valor de 800,00 incluso gastos de energia.
Gastos com papéis, canetas material didático 250,00

2.2.7 Apresentar o Plano de Treinamento – Obter Aprovação

A apresentação do plano foi apresentado a secretaria de saúde juntamente com o plano de aula. E teve aprovação assim como liberação de recursos financeiros.

2.3 IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE TREINAMENTO

A partir da implementação do programa de treinamento, ê fundamental a relação entre instrutor e aprendiz, já que o contato entre ambos passa a ser diariamente a partir do inicio do treinamento. Na implementação de um programa de treinamento, trata-se de uma atividade onde o instrutor habilitado, apto a transmitir os conhecimentos, conduz o treinamento ao aprendiz. Sua execução tem a depender de certos fatores ligados a adequação do programa as necessidades da empresa e dos treinandos, bem como se o material utilizado no treinamento ê adequado, ou qualificado, e a cooperação por parte dos dirigentes da empresa, as habilidades dos instrutores, e qualidade dos aprendizes.
Muitas empresas possuem um plano de carreira, que define previamente quais os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a cada cargo, as épocas em que deverão estar aptos a uma promoção e a atribuição de novas responsabilidades. Esse plano de carreira praticamente define o programa de treinamento para os funcionários nele inseridos.
Sendo dessa forma, o programa de treinamento implementado na Unidade mista de Saúde de Guajara, teve como alguns dos tópicos entre outros, os seguintes.
Recepção do grupo- o grupo se mostrou interado, todos motivados e com boas perspectivas com relação ao treinamento proposto. Todos os participantes tiveram interesse e aceitação, bem como uma boa relação entre todos.
Boas vindas e objetivos do treinamento - O grupo em geral demonstrou boa aceitação e recepção para com os objetivos do treinamento, por ter o foco em eliminar o problema que vinha acontecendo de mau atendimento ao publico, que procura a instituição, e capacitá-los para futuras mudanças na instituição.
Para um melhor entendimento do conteúdo sobre a implementação do programa de treinamento, procuramos sempre abordar conteúdos e materiais até que viesse afetar afundo a maior dificuldade dos nossos colaboradores e poder resolver muitos problemas, como os de atendimento ao publico .
A intenção da implementação do programa na organização, e aplicar técnicas de coleta de material, como também mais especialidade na perfuração de veias intramuscular, pois vem sendo uma das maiores reclamações do publico que passa pela instituição, e através do treinamento tornar os funcionários ou colaboradores mais preparados e treinados para vencer essas dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.


2.3.1 Avaliação dos Resultados do Treinamento

As técnicas implantadas no programa foram bem executadas pelos alunos, com êxito nas atividades, boa absorção e entendimento sobre os assuntos abordados. Com relação ao treinamento de coleta de material e perfuração de veias intramusculares proposto, houve modificações no comportamento dos colaboradores, onde todos apresentaram esforços, e deram inicio a execução das atividades favorecendo mais o publico e as necessidades das pessoas que precisam do atendimento desses colaboradores, como se esperava.
Portanto, a avaliação da eficiência do programa de treinamento e uma etapa de extrema importância, pois determina ate que ponto ele produziu modificações desejadas no comportamento dos empregados e verifica se os resultados apresentam relação com a consecução das metas da empresa.
Dessa forma as metas da Unidade Mista de Guajará- AM tiveram realização no aspecto desejado pela mesma, de capacitação e treinamento de seus funcionários para a determinada questão aqui exposta, obviamente que outros objetivos e desafios ainda estão por serem atingidos, e melhorados, mas através desses programas de treinamento muito ainda poderá ser feito para a melhoria nos objetivos da Unidade.
Normalmente a avaliação dos resultados do treinamento acontece em quatro níveis, ou seja, avaliando a reação, o aprendizado, o comportamento, e o resultado obtido (MILIONI, 1999: BOHLANDER: SNELL; SHERMAN, 2003).

CONCLUSÃO


Portanto o Treinamento e desenvolvimento trás essa característica peculiar de dar uma nova perspectiva de trabalho e de vida nova a empresa. Para as empresas o T&D constitui uma series de oportunidades para enriquecer o dia a dia do colaborador e também da empresa. A mudança que envolve toda empresa passa pela área de Recursos Humanos, onde é de responsabilidade do Gestor de Recursos Humanos buscar a ter uma visão que identifique os períodos e a necessidade de trazer, aplicar um treinamento, que é claro ajudara a desenvolver o dom o talento que existe no colaborador e assim também ajudar a melhorar o relacionamento interno e externo, mudar a atitude, desenvolvimento de conceitos, desenvolver novas habilidades entre outras. Ao gestor de Recursos Humanos existe essa necessidade de captar a necessidade da empresa e sobre ela saber desenvolver grandes idéias e capacitar o desenvolvimento organizacional.
Entender o Treinamento e Desenvolvimento é aderi-lo e fazer parte dele e deixar ser moldado pela dinâmica que nos levará a fazer e dar o melhor que existe em nós. Assim passaremos a assumir o novo que é uma das característica do Treinamento e desenvolvimento, pois estaremos sempre em evolução.

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Aslan Almeida Filho

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toronto, Acre, Brazil
Uma pessoa simpática; gosto de fazer amizades; Fazer contatos profissionais. Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atuando como Gerente Administrativo na Concessionária Yamaha. Motivador na Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico e Orçamentário. Atribuições extracurriculares: ** Consultor em RH ** Recrutamento e Seleção de Pessoal ** Auditoria em RH ** Planejamento Estratégico ORganizacional ** Programador 5S