quinta-feira, 10 de junho de 2010

ADMINITRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARTE II

Hoje está claro que nossa sociedade terá que organizar mercados globais, corporações internacionais e forças de trabalho multinacionais se quiserem manter e melhorar nosso padrão de vida. Precisaremos de sistemas de informação para fazer isso com eficiência e sucesso.
Em segundo lugar, precisaremos de uma ampla compreensão sobre sistemas de informação para atingir níveis mais altos de produtividade e eficácia em nossas fábricas e escritórios nacionais. Será simplesmente impossível operar com eficiência mesmo uma pequena empresa sem investimentos significativos em sistemas. Os desafios colocados por novos clientes, concorrência, tecnologia, relações políticas, condições econômicas, regulamentações governamentais e aspectos sindicais pedem muitos tipos de mudanças, tais como técnicas mais aperfeiçoadas de produção, novos produtos e serviços, novos sistemas administrativos e novas habilidades dos empregados. Você deve saber como identificar problemas e oportunidades e como usar os sistemas de informação para aumentar a capacidade de reação da organização.
Finalmente, sua eficácia como profissional ou empresário dependerá de como você se dedica à tarefa de compreender os sistemas de informação. Se você deseja ser um artista gráfico, um músico profissional, um advogado, um administrador de empresas ou o dono de um pequeno negócio, você estará trabalhando com e através de sistemas de informação. (www.fadepe.com.br)
“É preciso entender o papel profissional, principalmente quando há necessidade de identificação do perfil para uma seleção ou promoção ou simplesmente uma avaliação do profissional.” (Kussama, Raquel, disponível em http://artigo.asp?art_codigo=28>acessado em 01/09/2008
Esse trecho vem a ser o sentido de tudo, o principio de ter na empresa grandes profissionais, exercendo brilhantes carreiras e de maneira decisiva ajudando a empresa a ganhar grandes resultados.
Para muitos que exercem a sua primeira carreira de trabalho atuam no seu primeiro emprego, uma boa e sadia oportunidade surgem e co ela somam-se os novos conhecimentos que das muitas vezes não são bem usadas dentro das empresas.
Com avanços tecnológicos nós já podemos fazer uma reunião a distância, videcoferências, é possível fazer comunicação exata, rápida e muito barata economizando bastante para empresa.
Em situações que a novidade ultrapassa o limite do colaborador onde presenciamos o abuso dessas ferramentas onde aquilo que era para ser trabalho acaba sendo utilizado como entretenimento, lazer fazendo com que o rendimento despenque, fique baixo ou até mesmo regredida
Investir no profissional e fazer com que ele compreenda que a empresa precisa de profissional mais qualificados e não mero amantes. Está aí à grande necessidade, atender os requisitos exigidos na hora de selecionar o profissional.
Selecionar este que tenha bem claro nele o papel pessoal e o papel profissional. Apresentar o regulamento interno é indispensável para que a não exista a desculpa esfarrapada de dizer: “eu não sabia” e formar o colaborador a dar resultados para empresa e satisfação a si próprio.
Vestir a camisa do time vai exigir uma violência interna, onde o profissional precisa buscar reconhecer que ele não trabalha sozinho, mas em equipe e que essa mesma precisa de seu desempenho.
Uma equipe precisara de uma boa liderança que saiba motivar de bom para melhor e que faça cada um crescer de forma pessoal, profissional e coletivamente nos relacionamentos dentro da empresa.
O papel do RH para as duas situações abrangerá uma dedicação única para desempenhar uma boa seleção e trazer para empresa os capacitados, os qualificados que correspondam as solicitações exigidas. É buscar ser esse elo de comunicação entre o que a diretoria buscar de melhor para o crescimento da empresa e por sua vez repassar esse crescimento para profissional e assim ter o feedback do profissional.
Acreditamos que não será uma tarefa fácil! Mas na maturidade de ambos e junto com a ferramenta PE (Planejamento estratégico) o funcionário perceberá que o resultados serão a resposta para compreender que havia necessidade de aderir a implantação de um sistema tecnológico. Ao gestor de RH caberá disponibilizar um bom treinamento para que todos estejam aptos para lhe dar com o novo sistema
Com essa realidade de sistemas de informação trago dois exemplos que pude experimentar empresas que trabalhei:
Havia um funcionário em que ele foi promovido a supervisor de vendas, ele apresentava para empresa uma produtividade incrível, quando ele não estava integralmente, isso porque ele usava toda sua estratégia para alcançar grandes resultados e metas. Depois de ser promovido seu rendimento despencou ele não conseguia dar mais resultados o tempo ficou reduzido sendo que ele continuava com a mesma carga horária. Descobrimos então que ele passava a maior parte do tempo usando a internet para divertimento e uso pessoal uso abusando e incoerente de MSN, comunicando-se com a namorada. A empresa teve que chamar a sua atenção e bloquear sites de entretenimento e passou a monitorá-lo.
Outro exemplo foi a implantação de um sistema. Trabalhávamos de maneira arcaica, o uso de planilhas, relatório semanais e outros. Gastávamos mais tempo para processar de maneira manual todas essas informações com isso não conseguíamos desempenhar todas as nossas tarefas. Sugerimos um soft de gerenciamento e o presidente concordou. O soft chegou um grande sistema e reunimos as lideranças e apresentamos o W4 que a maioria não concordou porque não ia dar certo, ia quebrar a rotina enfim apresentou resistência, “cara feia”, mal humor.
Fizemos mais uma reunião e pedimos um prazo para que eles mesmos fossem aderindo o sistema explicamos os benefícios que ele nos traria e o avanço que a empresa teria. Depois de quatro meses reunimos novamente todos para abordamos sobre o sistema, mostramos resultados e percebemos a mudança dos profissionais. Entendemos que a mudança exige renúncia, coragem e disposição. Precisamos como RH apresentar a nova etapa e entregar as ferramentas certas e treiná-los para abertura ao crescimento pessoal e coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que leituras você quer encontrar no meu blog?

Aslan Almeida Filho

Minha foto
toronto, Acre, Brazil
Uma pessoa simpática; gosto de fazer amizades; Fazer contatos profissionais. Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atuando como Gerente Administrativo na Concessionária Yamaha. Motivador na Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico e Orçamentário. Atribuições extracurriculares: ** Consultor em RH ** Recrutamento e Seleção de Pessoal ** Auditoria em RH ** Planejamento Estratégico ORganizacional ** Programador 5S