quinta-feira, 10 de junho de 2010

ADMINITRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARTE III

O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware)
Sotware é um programa de computador e é composto por uma seqüência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado.
Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado.
Quando um software está representado como instruções que podem ser executadas diretamente por um processador dizemos que está escrito em linguagem de máquina. A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Uma categoria especial e notável de interpretadores são as máquinas virtuais, como a Máquina virtual Java (JVM), que simulam um computador inteiro, real ou imaginado.
O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador. Atualmente, com o barateamento dos microprocessadores, existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas de automação industrial, calculadora, etc
Qualquer computador moderno tem uma variedade de programas que fazem diversas tarefas.
Software de sistema que incluiu o firmware (O BIOS dos computadores pessoais, por exemplo), drivers de dispositivos, o sistema operacional e tipicamente uma interface gráfica que, em conjunto, permitem ao usuário interagir com o computador e seus periféricos. Software aplicativo, que permite ao usuário fazer uma ou mais tarefas específicas. Aplicativos podem ter uma abrangência de uso de larga escala, muitas vezes em âmbito mundial; nestes casos, os programas tendem a ser mais robustos e mais padronizados. Programas escritos para um pequeno mercado têm um nível de padronização menor.
Ainda é possível usar a categoria Software embutido ou Software embarcado, indicando software destinado a funcionar dentro de uma máquina que não é um computador de uso geral e normalmente com um destino muito específico.
Atualmente temos um novo tipo de software. O software como serviço, que é um tipo que roda diretamente na internet, não sendo necessário instalar nada no computador do usuário. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Software)
Banco de dados (ou base de dados), é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.
Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado, de forma errônea, como sinônimo de SGDB.
O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por tuplas (linhas) e colunas.
Um Sistema de Gestão de Bases de Dados, (SGBD) não é nada mais do que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um banco de dados. Há muito tipos diferentes de SGBD. Desde pequenos sistemas que funcionam em computadores pessoais a sistemas enormes que estão associados a mainframes. Um Sistema de Gestão de Base de Dados implica a criação e manutenção de bases de dados, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógica e de concepção dos dados
Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial e baseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados. Um banco de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados)
Telecomunicações é a transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza. Comunicação é o processo pelo qual uma informação gerada em um ponto no espaço e no tempo chamado fonte é transferida a outro ponto no espaço e no tempo chamado destino. Telecomunicação, é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "ar") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".. Quando o destino da informação está próximo da fonte, a transmissão é direta e imediata, tal como se processa a conversação entre duas pessoas num mesmo ambiente. Quando a distância entre elas aumenta, no entanto, o processo de comunicação direta se torna mais difícil. Há então a necessidade de um sistema de telecomunicação - um conjunto de meios e dispositivos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Telecomunica%C3%A7%C3%A3o)

Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar suas informações entre si.
Imagine um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro computador: Esta máquina só terá acesso às suas informações (presentes em seu Disco Rígido) ou às informações que porventura venham a ele através de disquetes e CDs.
Quando um computador está conectado a uma rede de computadores, ele pode ter acesso às informações que chegam a ele e às informações presentes nos outros computadores ligados a ele na mesma rede, o que permite um número muito maior de informações possíveis para acesso através daquele computador.
As redes de computadores podem ser classificadas como:
• LAN (Rede Local): Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). Ex: Redes de computadores das empresas em geral.
• WAN (Rede Extensa): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores. Como, por exemplo, redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc. (http://www.algosobre.com.br/informatica/redes-de-computadores-nocoes-basicas.html)
Com proposta mencionada começaria com aquisição neta seguinte ordem a as telecomunicações onde traria meras mudanças na empresa, pois diminuiria as distâncias e barreiras. Através das telecomunicações ela abre as porta para que a empresa esteja integrada na TI onde a comunicação influi o maior desempenho na troca de informação, qualquer informação seja ela por dados, voz, imagem áudio e vídeo. Com as telecomunicações a vida da empresa ganha eficácia e se torna eficiente no processamento de informações externa e internas. Depois seguiria com as Redes, onde possibilitaria a flexibilidade e adaptabilidade às condições empresariais, que mudam freqüentemente, ou seja, a qualquer mudança de informação as redes começam a transmitir tais mudanças e o principal o compartilhamento de informações que nos trás as informações de imediato. O compartilhamento permite a todos da empresa o acesso aos documentos, idéias, opiniões dentro da própria organização.
A implantação por sua vez faz dar vez essa seqüência ao software que podemos descrever como programas que define as tarefas e execução das mesmas. A maneira de mostrar a vida da maquina e objetividade de mostrar a sua importância de desempenhar o sistema de informação. Ele se torna eficiente nas modalidades que o colaborador tem na empresa, na criação de textos, criação de planilhas e outros.
Bancos de dados por sua vez trás uma segurança ao colaborador, pois é nele que ele vai guardar suas informações que complementam seu dia-a-dia. Um bom banco de dados bem alimentado, arrumados e mantidos, facilitam ao colaborador agilidade e respostas exatas em tempos reais. Para uma empresa ter esse banco de dados é ganhar tempo e novas oportunidades, ter uma empresa organizada, nas seguintes informações: um bom estoque, alinhamento de clientes, quantidades de aquisição de produtos, informações de clientes, fornecedores, é um local onde depositamos informações e as gerenciamos e podemos acrescentar e fazer mudanças quando necessário.
Finalmente o hardware, boas CPU, bons teclados, boas impressoras, todos componentes que venham compor uma máquina, alias para acompanhar a tecnologia e a precisão da empresa que quer crescer precisa ter um investimento adequado que venha dar bons resultados a empresa.
A resposta definiria apenas pela falta de um Gerente de Rh, que seja criativo que faço o fluxo de informação ir e vir, que mostre ao presidente da empresa aos demais gerentes e colaboradores que não podemos trabalhar sem estamos inseridos no meio tecnológico. Uma empresa precisar está e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Cabe este gestor a reeducar e trabalhar a equipe e a empresa a buscar a interação, a integridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que leituras você quer encontrar no meu blog?

Aslan Almeida Filho

Minha foto
toronto, Acre, Brazil
Uma pessoa simpática; gosto de fazer amizades; Fazer contatos profissionais. Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atuando como Gerente Administrativo na Concessionária Yamaha. Motivador na Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico e Orçamentário. Atribuições extracurriculares: ** Consultor em RH ** Recrutamento e Seleção de Pessoal ** Auditoria em RH ** Planejamento Estratégico ORganizacional ** Programador 5S