sexta-feira, 15 de outubro de 2010

INTRAEMPREENDEDORISMO E ENDOMARKETING

Na elaboração do texto proposto, tem-se como ícone principal a relação entre dois programas de extrema importância para o andamento de uma organização. São eles: Endomarketing e Intra-empreendedorismo.
A importância do intra-empreendedorismo como forma de inovação para os negócios de uma empresa, trazendo iniciativas através do incentivo dado aos seus colaboradores, tendo como marca ser empreendedor interno.
O endomarketing caracterizado como uma das novas áreas da administração, sua função de buscar a adaptação das estratégias e elementos do marketing, já utilizado antes, tem por característica também ser uma área ligada diretamente à de comunicação interna da empresa, aliando técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos. O endomarketing é considerado um elemento de ligação entre o cliente, o empregado e o produto.
O que se observa é o endomarketing e intra-empreendedorismo aliados no funcionamento de uma organização, interligados para a obtenção de um só objetivo, o lucro, o êxito nos negócios e investimentos.
Veremos durante o aprofundamento em tal assunto intra-empreendedorismo e endomarketing, também, que as pessoas dentro das organizações possuem necessidades muito específicas sendo assim atingidas pela comunicação de maneira abrangente, sendo elas consideradas igualmente, aglomerações humanas com interesses comuns, dessa forma existe a complexidade que abrange a administração de pessoas ligando consequentemente o direcionamento do endomarketing para se adquirir resultados almejados.




2 CONCEITOS DE ENDOMARKETING
Sabe-se que tal prática organizacional cresce a cada dia. Nas pequenas, médias e grandes empresas espalhada pelo Brasil e no mundo inteiro. No entanto para entendermos melhor tal prática, ou relacionada ao emprendedorismo e intraempreendorismo, torna necessário salientar o que descreve Bom Ângelo (2003 p. 25-26).
O termo foi cunhado na década de 1980pelo consultor em administração Gifford Pinchot lll, autor do best-seller intrapreneuring (1985). Há cerca de 15 anos, os dicionários passaram a apresentar o termo intrapreneur designativo da pessoa que , dentro de uma grande corporação, assume a responsabilidade direta de transformar uma idéia ou projeto em produto lucrativo. Para isso, esse indivíduo introduzirá inovação e assumirá riscos. O uso da palavra e de seus derivativos tornou-se corrente em várias línguas, o que confirma a importância desse conceito na nova ordem mundial.

Há outros relatos muito interessantes no que diz respeito a essa outra forma de alavanca os resultados e satisfação de colaboradores e clientes de uma organização. Segundo o Fávero Sortori (2009) p. 04 diz que “mesmo com o Endomarketing cada vez mais presente no mundo empresarial e educacional, ainda há quem não esteja familiarizado com ele”. Vejamos o que diz Saul Faingaus Bekin (2004), no trecho retirado do seu livro, sobre o que significa o termo Endomarketing.

Em primeira aproximação, Endomarketing consiste em ações de marketing dirigidas para o público interno da empresa ou organização. Sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir o cliente ou, dependendo do caso, o consumidor. Essa noção de cliente, por sua vez, transfere-se para o tratamento dado aos funcionários comprometidos de modo integral com os objetivos da empresa.

2.1 DEFINIÇÕES DE ENDOMARKETING.

O Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
No entanto tudo isso nos faz repensar sobre as atividades de comunicação empresariais mais especificamente voltada para o público interno, com uma pergunta bastante simples, cuja resposta pode não ser tão fácil de obter: nossos funcionários estão felizes? Isto acaba se refletindo no clima organizacional e na qualidade dos produtos e serviços da empresa. Em vez de meras ferramentas para as empresas atingirem seus objetivos, a comunicação interna também tem o dever de se propor a ajudar as pessoas a se sentirem mais satisfeitas em seu ambiente de trabalho, onde, passam pelo menos um terço de suas vidas.
As pessoas nas organizações possuem necessidades muito específicas e são atingidas pela comunicação de maneira direcionada, mais explícita do que normalmente acontece com o consumidor comum. Se imaginarmos que as organizações são aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, eis a complexidade que reveste a administração de pessoas e o conseqüente direcionamento do endomarketing para a obtenção dos resultados esperados.

2.2 CONCEITO DE INTRAEMPREENDEDORISMO.

Intraempreendedorismo é a versão em português da expressão intrapreneur, que significa empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. O termo intrapreneur foi utilizado pela primeira vem em 1985 por Gifford Pinchot. O conceito de intra-empreendedorismo foi estabelecido há duas décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar e, conseqüentemente, errar e oferecer-lhes um orçamento para financiar inovação, além do mais não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso. Hoje esse conceito já está muito difundido e valorizado nas organizações. O intra-empreendedorismo (intrapreneuring) é um sistema revolucionário.
O intra-empreendedorismo é uma resposta, por exemplo, à pergunta: como alguém que começou em uma organização estabelecida, trabalhando na função de auxiliar, pode chegar à presidência dessa organização? O intraempreendedorismo é o processo que vai além das características empreendedoras do indivíduo; ele necessita de um campo fértil dentro da cultura organizacional para que o processo aconteça. E na preparação desse campo é que as ações de endomarketing serão fundamentais, para aprimorar ou criar uma cultura intraempreendedora dentro das organizações. (LEONARDO FAVERO 2009)

2.2.1 ALGUNS CASOS DE INTRAEMPREENDEDORISMO

Um caso de organização que incentiva o intraempreendedorismo é a Microsoft do Brasil, principalmente por conta da sua atividade. Bom Ângelo (2003, p 197) cita o exemplo de seu presidente, Emílio Umeoka, como um “expert na conversão de boas idéias em ótimos e sólidos negócios”. Umeoka já trabalhou e presidiu a Compaq, outra empresa que incentiva a prática intraempreendedora.

Atualmente, suas atenções estão voltadas a fortalecer a identidade nacional da Microsoft. Procura mostrar que se trata de uma empresa brasileira, que tem funcionários brasileiros e que está comprometida com o crescimento do país (BOM ÂNGELO, 2003, p. 198).
Outro caso de intraempreendedorismo é o da empresa Nestlé Brasil, que implantou um programa de intraempreendedorismo, ressaltando a importância da disseminação do conceito em todos os níveis organizacionais. Eles alinharam esse programa a todas as estratégias da organização, buscando sempre incentivar a postura proativa dos gestores (DORNELAS, 2003).

2.3 A RELAÇÃO ENTRE INTRAEMPREENDEDORISMO E ENDOMARKETING.

Entretanto, para que aconteça o processo de inovação numa empresa, é necessário que o endomarketing tenha papel fluente e consistente, dessa forma a organização produzirá pessoas inovadoras e com objetivos em comum a serem alcançados. Pois essa postura acarreta no empoderamento dos funcionários, aumento de produtividade, comprometimento, responsabilidade e satisfação e isto gera crescimento na participação mercado. Isso é um diferencial competitivo importantíssimo nestes tempos de concorrência impiedosa. Incentivar inovações nas práticas gerenciais, nos produtos e serviços ou ainda prospectar novos mercados é função de qualquer líder dentro de uma organização.
Portanto ao relacionar o assunto em questão vale ressaltar novamente que: O Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para uso no ambiente interno das corporações. A comunicação empresarial assume cada vez mais uma intensidade global, nos compelindo a gerar e repassar informações de nível corporativo para os diversos públicos com que a empresa se relaciona, a começar pela imprensa, passando pela comunidade, clientes, demais parceiros da cadeia produtiva e da própria organização empresarial, principalmente funcionários. O endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa. A confiança do público, tanto o interno como o externo, é uma conseqüência do endomarketing.
3 CONCLUSÃO
Portanto a capacidade existente nestas palavras modifica de maneira positiva a ação, consolidação e melhor aproveitamento de idéias que venham contribuir para a compreensão da missão, visão, estratégia da empresa e traga a sensibilidade de avançar lado a lado.
Perceber pessoas que desenvolvam esse dom de serem entusiasmadas, cheias de idéias, ações promotoras de modificar o cliente externo é o que devemos ter em mente como gestores de Recursos Humanos “captarem”, saber trabalhá-las para que não morra essa característica que é capaz de modificar as pessoas e o próprio ambiente. Investir nessas pessoas é desenvolver a criatividade de melhorar as condições de trabalho, é dar mais gosto, prazer de estar explorando algo pensado e desejado.
Cabe ao Gestor de Recursos Humanos saber trabalhar a diretoria a presidência da empresa assim como os colaboradores para que não sintam-se “acuados”, intimidados para poder falar, colocar para fora suas idéias, transformações, que poderão modificar a maneira de agir e lhe dar com a situação atual em que vive a empresa.
REFERÊNCIAS


SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.
BOM ANGELO, Eduardo. Empreendedor corporativo: a nova postura de quem faz a diferença. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall 2004.

SARTORI, LEONARDO FÁVERO Intraempreendedorismo e Endomarketing: RH IV/ Fávero Sartori. - São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

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Aslan Almeida Filho

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toronto, Acre, Brazil
Uma pessoa simpática; gosto de fazer amizades; Fazer contatos profissionais. Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atuando como Gerente Administrativo na Concessionária Yamaha. Motivador na Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico e Orçamentário. Atribuições extracurriculares: ** Consultor em RH ** Recrutamento e Seleção de Pessoal ** Auditoria em RH ** Planejamento Estratégico ORganizacional ** Programador 5S