sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A importância do RH

Dentro da proposta do trabalho apresentado, o fator RH é de sua importância para um bom andamento da empresa. Todos estes fatores são essências para que todo este processo cumprido, desde a elaboração de cargo de salário, aos processos de auditoria, recrutamento e seleção, direito trabalhistas e sistema de informação. Para que possam alcançar o objetivo desejado dentro da organização. Na administração de bens e remuneração, são de responsabilidade do RH, o planejamento e elaboração de cargos e salários onde todos os colaboradores são remunerados conforme as sua habilidades. Já na auditoria o RH, faz um papel de verificar o bom andamento no setor da organização, onde sua preocupação é detectar possíveis falhas no sistema, e sua intenção é ajudar a melhorar no desenvolvimento. Diante do planejamento estratégico da empresa o RH elabora o seu planejamento para assim definir o seu quadro de pessoal, através do recrutamento e da possível seleção de pessoas para atender as solicitações da empresa. O profissional de RH também trás esclarecimento aos colaboradores sobre os seus direitos e deveres em relação ao seu trabalho, assim também como o empregador que deve esclarecer aos mesmos sobre isso. Para que o bom profissional de RH possa da motivação aos colaboradores ele tem que está bem informado a respeito dos benefícios que a tecnologia trará para a empresa.

Procuramos a fundação Verdes Floresta situada na travessa Mário Lobão nº 81, Centro Portadora do CNPJ: 04.526.083/0001-08 e Inscrição Estadual 01.001.904/001-33, sem fins lucrativos, sendo de propriedade da Diocese de Cruzeiro do Sul. Entrevistamos o gerente de RH Graci Resende que está na fundação há três anos, verificamos que a empresa utiliza a gestão por processo. A qual ocorre com análise dos cargos, planejamento do quadro de pessoal, pesquisa de mercado e procura sempre coloca aquelas que estão aptas para exercerem um bom trabalho. Percebemos que a empresa utiliza tecnologia no gerenciamento de informação tais como: Bancos de dados, onde estão os clientes e fornecedores, existe uma rede interna, (estrela) sistema de transmissão via micro ondas. A empresa atende a legislação trabalhista. Todos os funcionários têm sua carteira de trabalho assinada e trabalha com hora extra e oito horas de trabalho por dia. A empresa realiza recrutamento e seleção de pessoal atendendo as considerações à gestão de processos, a tecnologia de informação e a legislação trabalhista para gerar uma satisfação ao colaborador e a própria empresa.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Falando de comportamento humano, como as pessoas deveriam se encaixar as novas tecnologias nesse processo informativo?
R: Diante da aplicação da formativa por parte do RH, assim como também a motivação. De uma forma que o mesmo à motive a sempre exercer um bom trabalho e que o gestor de RH sempre procure motivar os mesmos, para que nunca percam essa motivação.
2. O relacionamento humano é um fator essencial para a maturidade do profissional. Como aplicar este fator dentro da empresa?
R: Para que a Empresa tenha um bom êxito é de suma importância que o gestor de RH procure sempre trabalhar.
3. Qual a metodologia aplicada dentro da empresa para preparar a diretoria e colaboradores para a implantação do sistema?
R: A metodologia aplicada deve ser a de ver, julgar e agir. Através dessa metodologia levaremos a diretoria à necessidade de que a empresa precisa crescer, e para que isso a aconteça necessite acompanhar o crescimento tecnológico moderno. A mesma metodologia deve ser aplicada aos colaboradores, onde mostraremos a real necessidade de crescimento, eficiência, maior tempo ao aperfeiçoamento da competência ao cargo que exerce.
4. Sendo um profissional de RH, qual é a sua dificuldade em lhe dar com as lideranças da empresa?
R: A maior dificuldade é de mudar a opinião que já está formada na empresa, e também mudar a grande barreira que existe entre empregador e empregado. Por ser uma realidade ousada se cria barreiras de aceitação a mudanças que farão parte para que a empresa tenha um crescimento.
5. De que maneira você exerce sua função para que os colaboradores aceitem as novas mentalidades existentes no mercado?
R: Procurando mostrar todos os benefícios que essas mentalidades novas irão trazer para que a empresa tenha êxito em seus negócios.
6. No processo de mudança de mentalidades. Qual atitude deve ser tomada ao deparar-se com os conflitos?
R: O gestor de RH terá que ter como primeira atitude de enfrentar o conflito e entender que é normal. Fazer uma análise da realidade e procura sanar esse conflito. Se a opinião dos lideres e colaboradores o gestor de RH precisará mostrar aos lideres que deverão trabalhar com os funcionários sabendo administrar o processo de mudança.
É possível um profissional de Gestão de pessoas, durante seu trabalho utilizar de forma conjunta, os conhecimentos de gestão de processos, tecnologia de informação e legislação trabalhista? Explique de que forma é possível ou não isso ocorrer?
Acreditamos que sim, de uma forma sincronizada ele consegue com suas habilidades, flexibilidade ele consegue dar essa “forma” na empresa, aplicando os conhecimentos específicos a cada área citada. Quando olhamos para empresa e não conseguimos identificar essas áreas fundamentais para empresa constatamos que a uma falha uma deficiência por parte do gestor em Recursos Humanos na qual não fez a empresa desenvolver podemos assim citar do século XX para o século XXI e que por isso não conseguiu desenvolver a mudança de mentalidade para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, as proporções referentes ao direito trabalhista, a maneira de contratar e a maneira de gerir, armazenar dados. A capacitação e empenho são fatores marcantes que marcam e dão qualidades ao Gestor de Recursos Humanos, pois ele saberá conduzir tais áreas citadas na produção de maneira suave, desenhando, modelando, a empresa a se destacar no mercado de trabalho. Lembramos do Gestor de Recursos que se destacou em umas das atividades de portfólios que diante do DNA DANONE que tão bem soube seguir a mudança e com suas habilidades soube levar aos colaboradores o que o presidente e diretores estavam querendo. A dinâmica faz o Gestor de Recursos Humanos se destacar e ser esse grande aliados nas decisões principias para o crescimento da empresa.

Concluindo nossa produção textual percebemos o valor incondicional da pessoa e suas funções atribuídas, por isso, cabe ao gestor de Recursos Humanos trabalhar todas as habilidades e competências dos colaboradores. Valorizando-os, somando-os aos conhecimentos da empresa. O Gestor de Recursos Humanos deve ser um garimpeiro, um estrategista, articulador e mediador neste processo de desenvolvimento e crescimento da empresa. Deve ser também um formador de opiniões gerador de novas idéias e oportunidades para o bom desempenho da empresa. Todos estes processos estão a disposição do colaborador para que ele esteja inserido no mundo da Tecnologia da Informação( TI ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que leituras você quer encontrar no meu blog?

Aslan Almeida Filho

Minha foto
toronto, Acre, Brazil
Uma pessoa simpática; gosto de fazer amizades; Fazer contatos profissionais. Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atuando como Gerente Administrativo na Concessionária Yamaha. Motivador na Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico e Orçamentário. Atribuições extracurriculares: ** Consultor em RH ** Recrutamento e Seleção de Pessoal ** Auditoria em RH ** Planejamento Estratégico ORganizacional ** Programador 5S