sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Clima e Cultura Organizacional

Na última semana após conversas com alguns executivos do PIM, todos estavam preocupados com a entrada e saída de colaboradores na organização e chocados com o alto grau de turnover, procurei ouvir e entender os motivos de tantos colaboradores deixarem a empresa ao mesmo tempo, minha percepção foi clara não se tratava de remuneração conforme mencionado e sim de clima organizacional na gestão da companhia.

As empresas mais produtivas com maiores lucros possuem um diferencial em relação às menos produtivas, seus colaboradores possuem mais disposição, energia, criatividade, equilíbrio, liberdade e entusiasmo. Tudo isso está muito ligado ao clima e cultura organizacional, as organizações que possuem um melhor clima organizacional certamente tem os colaboradores mais produtivos e felizes, por conseqüência do melhor relacionamento interpessoal são mais produtivos. Isso é percebido inclusive no relacionamento com os parceiros comerciais, pares e notadamente se percebe a melhoria na forma de comunicação na empresa.

O Clima na organização provem de um conjunto de valores, princípios e normas, que já estão enraizados na organização, também podemos dizer que advêm dos fundadores e dos atuais gestores. É através dos lideres que os colabores aprendem a lidar com os problemas na empresa, é percebido e absorvido pelos colaboradores a forma como esses gestores atuam. Destaco ainda um grande tabu nas empresas familiares: a proibição, e o não questionamento sobre competência em relação a parente da família que atua na organização.

Dirigentes e suas influências na cultura

Os dirigentes das organizações exercem forte influência sobre a cultura da empresa. É sabido que para proceder uma mudança e melhoria a contratação de um novo executivo pode iniciar um processo de mudança, para tanto é necessário que o novo executivo tenha poder decisório e seja um profissional extremamente influente em sua área de atuação.

RH Estratégico

É função do RH avaliar o clima organizacional na empresa, as pesquisas mostram que a maioria das empresas que o RH tem ligação direta com o presidente o N. 1 e possui poder decisório o clima organizacional é dos melhores. Cabe ressaltar que as empresas com práticas modernas já possuem inclusive cargos de diretores de RH. Essa demanda no mercado acabou gerando uma grande proliferação de profissionais em níveis de diretoria na área de RH.

Mesmo sendo a responsabilidade de avaliação de o clima organizacional ser do RH. Também poder ser elaborada por uma consultoria. A principal vantagem em contratar uma consultoria especializada é a não influência eliminando duvidas e suspeitas dos colaboradores sobre possíveis manipulações dos resultados. Outra vantagem da consultoria é o conhecimento e especialização na área, liberação de tempo para o RH da empresa gerir outros assuntos prioritários. Cabe ressaltar que a decisão de contratar ou não uma consultoria é da organização.

Clima organizacional gera impacto na qualidade?

Sim, colaboradores insatisfeitos não produzem bem e os serviços são realizados de forma medíocre, com baixo desempenho gerando constantes queixas e reclamações em relação aos produtos comercializados. Podendo inclusive parecer falta de treinamento dos colaboradores e nesse caso é preciso que haja desejo em fazer ou realizar o melhor, isso está ligada diretamente a satisfação pessoal do colaborador.

O Custo da pesquisa

Quando a pesquisa é realizada por uma consultoria normalmente existem custos com os honorários, e quando é feita pela própria empresa também tem um custo e nesse caso não é possível quantificar já que envolve vários profissionais que deixam suas tarefas para participar da realização do projeto, o certo é que o resultado é tão bom e produtivo que praticamente não custa quase nada em relação ao beneficio que é gerado para organização. É importante destacar o que as vezes não é visualizado na pesquisa as oportunidades que são geradas, é através da pesquisa que as organizações tem a possibilidade de melhoras as condições de trabalhos e de melhorias continuas na organizações.

Retenção de talentos

Para manter os melhores talentos é de extrema importância a realização da pesquisa de clima e cultura organizacional, somente assim será possível manter os colaboradores motivados e com alto grau de satisfação em relação à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que leituras você quer encontrar no meu blog?

Aslan Almeida Filho

Minha foto
toronto, Acre, Brazil
Uma pessoa simpática; gosto de fazer amizades; Fazer contatos profissionais. Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atuando como Gerente Administrativo na Concessionária Yamaha. Motivador na Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico e Orçamentário. Atribuições extracurriculares: ** Consultor em RH ** Recrutamento e Seleção de Pessoal ** Auditoria em RH ** Planejamento Estratégico ORganizacional ** Programador 5S