quinta-feira, 22 de abril de 2010

Teoria da Administração parte 1

Precisamos ter profundo entendimento das teorias da admintração, tanto a Administração Cientifica de Taylor como também a Admintração Clássica de Faoyl para compreendemos a nova admistração das relações humanas.
São elementos essenciais para termos uma visão ampla da evolução dos pensamentos de gestão de uma organização sob vários aspectos.
A intenção que deve ficar clara é a de que os estudos iniciais a respeito do procsso de administração de uma empresa tem muita relevancia para o estudo das relações humanas e da própria área de RH das organizações atuais
Observamos a globalização como uma das forças da mudança, que nada mais é que o resultado do avanço das telecomunicações, meios de transporte e tecnologia da informação tornando - queiramos ou não - o mundo cada vez mais globalizado.

Para enxergarmos na globalização uma oportunidade, teremos que interagir, aprender e expandir nossas mentes e comportamentos para reduzir nossas distâncias culturais, observando o quadro global e também desenvolver uma mentalidade global.

Isto exige ação de RH na preparação da empresa, que identifique na mudança a oportunidade de crescimento e não que se torne uma enorme ameaça
A relação do capital com o trabalho sempre estará sujeita a chuvas e trovoadas. Com o passar das décadas o capital vai fazendo gradualmente “as pazes” com o trabalho, uma vez que o crescente nível de customização e crescimento da dependência do capital intelectual torna o “fator humano” cada vez mais forte dentro da relação. Vivemos uma eterna negociação em todos os seus níveis de força e sutileza. Claro que vamos amadurecendo a cada etapa, mas amadurecem também os desafios de reduzir os conflitos gerados pela própria evolução.

Quanto mais complexas as relações econômicas, mais se torna necessária uma ação consciente, de cada profissional para auxiliar a encontrar caminhos viáveis e dignos para minimizar os conflitos e ampliar as oportunidades oriundas desta relação.

Vivemos a grande era dos Recursos Humanos, o que preconizamos nas décadas anteriores, hoje é realidade constatada. Nossa missão agora é demonstrar resultados mensuráveis através de ações conscientes e estruturadas que façam com que sejamos ouvidos mais rapidamente, gastando cada vez menos tempo para efetivar as práticas que preconizamos.


Pode-se dizer que a década de 90, no ambiente.
Empresarial, foi marcada pela busca incessante.
de competitividade com o objetivo de
sobrevivência e crescimento em um ambiente
marcado por grande desenvolvimento
tecnológico e mudança econômica. Isto fez
surgir organizações com características que
privilegiam a capacidade de aprendizado, tão
necessário para a adaptação à nova realidade
que se coloca. Torna-se imperativo que a área
que trata da gestão de pessoas na empresa esteja
alinhada à estratégia empresarial,
desenvolvendo e incorporando o conceito de
competências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que leituras você quer encontrar no meu blog?

Aslan Almeida Filho

Minha foto
toronto, Acre, Brazil
Uma pessoa simpática; gosto de fazer amizades; Fazer contatos profissionais. Superior em Gestão de Recursos Humanos. Atuando como Gerente Administrativo na Concessionária Yamaha. Motivador na Gestão de Pessoas. Planejamento estratégico e Orçamentário. Atribuições extracurriculares: ** Consultor em RH ** Recrutamento e Seleção de Pessoal ** Auditoria em RH ** Planejamento Estratégico ORganizacional ** Programador 5S